sexta-feira, 18 de junho de 2010

Professores para S. Tomé e Principe - precisam-se

Precisam-se professores para dar aulas ao do 5º ao 12º ano, em S. Tomé e Príncipe.

Os contactos para envio de currículos e pedido de informações:
e-mail: idf.stp@gmail.com
idf.director@gmail.com


Telefone: 00239.2221194

Fax: 00239.2221194

domingo, 13 de junho de 2010

Última Homenagem a Monsenhor Bastos



Fotos cedidas por: Carlos Tiago

sábado, 12 de junho de 2010

Um grande HOMEM que viveu para Peniche "MONSENHOR BASTOS"



Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, 87 anos, natural de Matadussos, freguesia de Esgueira, concelho de Aveiro. Entrou com 13 anos no seminário de Santarém e depois em Almada, tendo sido ordenado pároco no seminário dos Olivais, em 1947, ano em que passou a ser sacerdote em Peniche.

Na década de 80, a Santa Sé concedeu-lhe o título de “monsenhor”, por proposta do cardeal-patriarca D. António Ribeiro à Anunciatura Apostólica.
Já foi distinguido com várias medalhas municipais e tem o seu nome atribuído a uma das principais avenidas da cidade de Peniche.

Foi por sua acção que foi constituída uma capelania no porto de Peniche.
Surgiu também a ideia de fundar um clube “Stella Maris”, para desenvolver actividades recreativas e desportivas de ocupação da população de Peniche e onde também se presta assistência espiritual.
O Lar de Santa Maria, fundado há cinquenta anos pelo monsenhor Manuel Bastos, é a obra emblemática da paróquia e acolhe cerca de oitenta utentes, de ambos os sexos, tendo começado por fornecer a chamada “sopa dos pobres”.O lar custou cerca de cinco mil contos e foi comparticipado pela Fundação Calouste Gulbenkian em setenta por cento, o que nos facilitou imenso. Os trinta por cento que couberam à paróquia foram suportados por mestres de embarcações de pesca”.

O Monsenhor Manuel Bastos despediu-se de toda a comunidade paroquial de Peniche, onde esteve ao longo de 61 anos. A passagem de testemunho para o novo prior, Pedro Silva, foi efectuada numa cerimónia religiosa que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, no dia 28 de Setembro de 2008, no Pavilhão Polivalente, que reuniu alguns milhares de pessoas, o que atesta a importância do até aqui responsável pela paróquia.

A 12 de Junho de 2010, o Senhor Monsenhor Bastos, deixa-nos para sempre... mas as suas obras, essas ficam para sempre.
O seu funeral realiza-se no dia 13 de Junho de 2010 pelas 15horas, e sai do Pavilhão Polivalente.
Paz à sua alma.

Fonte: Jornal das Caldas on-line







sexta-feira, 11 de junho de 2010

IV Convenção "Sou de Peniche"


Teve início hoje dia 11 de Junho e decorrerá durante dois dias, no edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche,
a IV Edição da Convenção “ Sou de Peniche “, organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche ( ADEP ).
Os objectivos desta Convenção são, entre muitos, o reafirmar a identidade e os valores de Peniche e debater os desafios
que se colocam ao desenvolvimento do Concelho.

Fonte: Carlos Tiago

sábado, 5 de junho de 2010

Aquatlo Juvenil em Peniche
















Hoje, dia 5 de Junho de 2010 realizaram-se algumas provas desportivas de interesse público:

Pelas 14:30 teve início o 27º Triatlo Cidade de Peniche, prova que nesta Cidade teve o seu início pela primeira vez em 15 de Agosto de 1984.
  • Este ano e pela primeira vez realizou-se uma prova do Aquatlo Juvenis, prova essa que faz parte do Campeonato Nacional Aquatlo Juvenis e que teve como vencedores em masculinos, David Luís 1º classificado ) , Luís Pedro Ferreira ( 2ª ), Rafael Domingos ( 3º ).
Em femininos a primeira classificada foi Luísa Condesso, Melanie Santos ( 2ª ) e Sara Tenrinha ( 3ª ).

Fonte: Noticia cedida pelo sr. Carlos Tiago

sexta-feira, 4 de junho de 2010

É altura de mudar...
















"É impossível levar o pobre à prosperidade através de leis que punem os ricos pela sua prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa tem de trabalhar recebendo menos. O governo só pode dar a alguém aquilo que tira de outro alguém.

Quando metade da população descobre de que não precisa de trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian Rogers, 1931

terça-feira, 1 de junho de 2010

Geert Chatrou whisling Czardas Monti



Cada um tem os seus atributos, e este senhor não fugiu à regra

Ética Empresarial


Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Engenheiro Mário Parra da Silva, afirmou ontem (31 de Maio)em aula aberta na Estm, a ISO 26000 está a desenvolver a futura norma de responsabilidade social, que entrará em vigor ainda este ano de 2010.

Muitos pensarão o que será a "Ética"?

"Ética
, significa modo de ser, carácter, comportamento é o ramo da filosofia que procura estudar e indicar o melhor modo de viver no quotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, procura fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano".

Fonte: Wikipédia