sábado, 12 de junho de 2010

Um grande HOMEM que viveu para Peniche "MONSENHOR BASTOS"



Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, 87 anos, natural de Matadussos, freguesia de Esgueira, concelho de Aveiro. Entrou com 13 anos no seminário de Santarém e depois em Almada, tendo sido ordenado pároco no seminário dos Olivais, em 1947, ano em que passou a ser sacerdote em Peniche.

Na década de 80, a Santa Sé concedeu-lhe o título de “monsenhor”, por proposta do cardeal-patriarca D. António Ribeiro à Anunciatura Apostólica.
Já foi distinguido com várias medalhas municipais e tem o seu nome atribuído a uma das principais avenidas da cidade de Peniche.

Foi por sua acção que foi constituída uma capelania no porto de Peniche.
Surgiu também a ideia de fundar um clube “Stella Maris”, para desenvolver actividades recreativas e desportivas de ocupação da população de Peniche e onde também se presta assistência espiritual.
O Lar de Santa Maria, fundado há cinquenta anos pelo monsenhor Manuel Bastos, é a obra emblemática da paróquia e acolhe cerca de oitenta utentes, de ambos os sexos, tendo começado por fornecer a chamada “sopa dos pobres”.O lar custou cerca de cinco mil contos e foi comparticipado pela Fundação Calouste Gulbenkian em setenta por cento, o que nos facilitou imenso. Os trinta por cento que couberam à paróquia foram suportados por mestres de embarcações de pesca”.

O Monsenhor Manuel Bastos despediu-se de toda a comunidade paroquial de Peniche, onde esteve ao longo de 61 anos. A passagem de testemunho para o novo prior, Pedro Silva, foi efectuada numa cerimónia religiosa que contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, no dia 28 de Setembro de 2008, no Pavilhão Polivalente, que reuniu alguns milhares de pessoas, o que atesta a importância do até aqui responsável pela paróquia.

A 12 de Junho de 2010, o Senhor Monsenhor Bastos, deixa-nos para sempre... mas as suas obras, essas ficam para sempre.
O seu funeral realiza-se no dia 13 de Junho de 2010 pelas 15horas, e sai do Pavilhão Polivalente.
Paz à sua alma.

Fonte: Jornal das Caldas on-line







Sem comentários:

Enviar um comentário