Moinho da Fialha
A inauguração do Moinho da Fialha, em Peniche, teve lugar no dia 28 de Novembro de 2008. O Moinho da Fialha é um Moinho de Vento, cedido à CERCIPENICHE, em regime de direito de superfície por um período de 20 anos, pela Câmara Municipal de Peniche. Este Moinho foi recuperado pela Empresa Arte ao Vento, ao abrigo de um Protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Peniche e a ENERNOVA, empresa que instalou o parque eólico na Serra D'el-Rei e que se comprometeu a custear as obras, até ao montante máximo de 100 mil euros.
O chamado Moinho da Fialha, para além de ter moído ao longo dos anos trigo rijo e farinha em rama, também desempenhou, nos seus últimos anos de actividade, um importante papel ao moer enxofre, para ser aplicado a fim de evitar a filoxera.
Este espaço será agora utilizado para o desenvolvimento de projectos educativos junto da comunidade e da promoção da sua inserção turística.
No mesmo terreno está ainda projectada a construção de uma estrutura de apoio ao Moinho. Esta estrutura é composta por uma loja, duas instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, uma cozinha e compartimentos para arrumos. Este espaço será composto por um espaço de recepção e ponto de venda, informação e centro de recursos com a seguinte oferta de produtos e serviços: recepção de público, informações turísticas e culturais, informação sobre Moinhos, realização de visitas guiadas ao Moinho de Vento com destaque para escolas, e outras artes e ofícios tradicionais da região. Neste espaço estarão também à venda produtos artesanais realizados por pessoas com deficiência na instituição, bem como farinhas produzidas pelo Moinho.
Fonte: Tinta Fresca-Jornal de Arte, Cultura & Cidadania
Sem comentários:
Enviar um comentário