segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Futuro de Peniche, o nosso futuro...




O " Amigo de Peniche" é um dos doces mais conhecidos e procurados em Peniche, foi da história dos famosos amigos de Peniche que nasceu a receita desta especialidade. A história dos Amigos de Peniche está relacionada com o desembarque de tropas inglesas em Peniche,que viriam defender o reino da ocupação de espanhóis e levar D. António Prior do Crato a ocupar a posição de Filipe de Espanha, mas em vez disso só provocaram destruição e acabaram por fugir deixando o país por sua conta.
Outrora Peniche foi uma localidade muito importante pela sua posição estratégica no que respeita à defesa de possíveis ocupações militares. Mas também muito importante pela sua enorme frota piscatória, a qual trouxe muita riqueza à terra. 



Amigo de Peniche ( bolo tradicional de Peniche)
Com a redução da frota piscatória e a diminuição do pescado, a maior parte das fábricas fecharam levando uma grande parte de pessoas ao desemprego.

No video que se segue pode-se ter uma pequena ideia de como era e como é a pesca:






O peixe diminuiu mas existem outros recursos que poderão ser aproveitados e revalorizados em Peniche as fábricas já quase não existem, o comércio está por um fio uma grande maioria dos estabelecimentos fecharam, que resta?!

O mar imenso que contorna toda a península  com longas praias propicias para o veraneio e o surf.
Se se continuar a pensar nas praias e no surf, Peniche só tem "vida" nos 2/3 meses de verão.

Não seria altura de mudar? Criando oportunidades para que Peniche tivesse movimento durante todo o ano de forma a melhorar a actividade comercial, que já era um começo.

Já alguém pensou criar um evento dedicado à doçaria local e qualificar os "Amigos de Peniche" assim como fizeram com as rendas de bilro ?! E fizeram muito bem. 

As famosas tasquinhas deixaram de se fazer mas o que é certo é que traziam muitos visitantes à cidade.
A Gastronomia em Peniche está a ser muito bem vista e trás muitos visitantes. Este verão tive oportunidade de analisar o movimento dos restaurantes da zona da ribeira, de um momento para o outro apareciam pessoas de todas as ruas em direção aos restaurantes, a maior parte nem pareciam estar hospedadas cá.

Tantos outros eventos que se poderiam organizar, uns em recintos abertos outros em fechados mas sempre  com pagamentos de entradas de um valor simbólico, mesmo pouco que seja ajuda. Qualquer programa que se crie implica custos e esta é uma das formas de colmatar algumas despesas.


Sem comentários:

Enviar um comentário