terça-feira, 26 de abril de 2011

Peniche no turismo


Penso que ainda não abordei este tema e deduzo que seja a altura , tendo em conta que está a aproximar-se o verão.

A cidade de Peniche outrora foi uma terra com grande potencial no sector da pesca, daí a existência de uma grande frota pescatória e inúmeras fábricas de conserva e congelação de peixe.
Actualmente a frota está reduzida a pouco mais que meia dúzia de barcos e quanto a fábricas, também só existem 4 ou 5.

Há quem afirme que se deve à crise, mas esta não surge de um dia para o outro, vai-se construindo ao longo dos anos. O nosso país praticamente deixou de produzir para passar a consumir. As fábricas deram lugar aos Centros Comerciais, Hipermercados e Shopings. Estas grandes superficies proporcionaram um grande número de postos de trabalho mas incentivaram ao consumo de muitos produtos exportados, originando saída de divisas.

As fábricas além de empregarem um grande número de pessoas, produziam o suficiente para o país e também exportavam para as ex-colónias, Canadá, Estados Unidos, Austrália, etc, o que
significava que entravam divisas, refiro-me por exemplo à Companhia Portuguesa de Congelação que existiu durante muitos anos em Peniche, com a qual tive contacto directo.

Peniche tem pouco mais que 77km2 de área e 15600 habitantes segundo informação disponibilizada pelo Censos de 2001, no entanto deu acolhimento a pelo menos 5 hipermercados.

Perante estas alterações da pesca e indústria, a actividade turística surgiu como uma estratégia para o desenvolvimento de Peniche num futuro próximo.

Os recursos turísticos são muitos, mas estes não são factores suficientes para gerar receitas e promover o desenvolvimento da região, estes têm que se transformar em produtos turísticos com uma gestão adequada de forma a tornarem-se atractivos para os turistas e fidelizá-los.

Antes de terminar este post, gostava de salientar que um recurso turístico é muito mais que hotéis, restaurantes e praias, ou seja, é tudo o que seja capaz de motivar a deslocação de pessoas, ocupar os seus tempos livres ou satisfazer as necessidades no decorrer da sua permanência num determinado local.

Sem comentários:

Enviar um comentário