sábado, 17 de maio de 2014

Estudantes portugueses abrem negócio de limpeza




Estudar e viver num outro país nem sempre é fácil. 

Três jovens lisboetas quando chegaram a Inglaterra para estudar , encontraram algumas "dificuldades" neste caso a nível de higiene e organização dos quartos.

O que era mais cuidadoso com as limpezas, ofereceu-se para limpar o quarto de um dos outros dois. Então surgiu a ideia. Porque não contratar alguém para fazer este trabalho para outros estudantes? 

Desta forma nasceu a BTM Cleaning. 



Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo



Uma ideia de origem portuguesa implementada em terras de Sua Magestade, que poderá também ser útil em Portugal. 

No Reino Unido o espirito de negócio (business) é bastante forte. Tudo é pago e tudo se consome mesmo aqueles produtos que, nós portugueses, achamos que são impróprios para consumo também se vendem a um preço insignificante. 
Por exemplo encontram-se nos supermercados residuos de fiambre em covetes, por vezes  com cor esverdeada, e mesmo assim vendem -se não chegando a 1£.

Outro exemplo a nível de espectáculos, num concerto coral as entradas são pagas (10/14£) e no local do concerto há sempre um pequeno espaço com venda de café, chá e uns bolinhos ou mini chocolates; montado para a ocasião. Os preços dos artigos são simbólicos e contribuem para as despesas do grupo ou do próprio local onde se realiza o concerto. 

São pequenos nadas que fazem toda a diferença e por isto mesmo se nota que existe qualidade no que criam e têm um cuidado especial em preservar e não danificar o que existe porque tudo é pago. 

Esta é mais uma atitude que admiro nos ingleses e sinto uma certa tristeza que os portugueses não sejam assim. Quando nos encontramos longe vimos o nosso país com outros olhos e sentimos que poderia ser melhor se houvesse algumas alterações.

Esta "atitude" de quase tudo ser dado (ex: concertos corais, desfiles de carnaval, entradas em bares, etc) tornou-se  num "hábito" de não se dar valor ás coisas e até de se estragar, porque como não se paga pode-se estragar mais á vontade. 

Já nos encontramos no Séc. XXI e já é altura de mudar para melhor. Ao contrário de há 40 anos atrás, Portugal detinha grande percentagem de analfabetismo, neste momento esta taxa quase não existe e pode-se dizer também que existe um elevado número da população com estudos académicos, embora a maioria tenha partido para outros países. 

Como costumo dizer " Nunca é tarde para mudar, é preciso querer."



Sem comentários:

Enviar um comentário