domingo, 4 de maio de 2014

Jardim comunitário UK


Nesta etiqueta - England to Portugal - vou mencionar algumas experiências e conhecimentos adquiridos na minha estadia em terras de Sua Magestade. Como devem saber a Inglaterra sempre teve uma grande influência e relacionamento com Portugal, inclusivé com Peniche. 

Desde que cá estou tenho tomado conhecimento de algumas influências inglesas as quais são adquiridas pelos portugueses mas muitas vezes mal interpretadas e mal aplicadas, daí talvez o resultado que temos agora. 
Por exemplo a chamada pontualidade Britânica é mesmo rigorosa, se um evento está marcado para as 9:23h é mesmo 9:23h e não 9:25 ou 9:30. Quem chegar atrasado a uma entrevista de trabalho, escusa de esperar que o chamem, porque isso não vai acontecer nunca. Mas pronto isto foi um pequeno exemplo. 

Estou impressionada pelo respeito e educação que todas as pessoas têm umas para com as outras.

Mas o que me trás a escrever este post é precisamente sobre um jardim comunitário, há muitos outros mas como tenho fotos deste aqui vai a notícia. 

O nome do jardim é Daventry Community Garden é um projecto entre Green Health  e Daventry District Council (o mesmo que Câmara Municipal) e está localizado perto de Northampton mesmo no centro do Reino Unido. É uma região de campo com muitas quintas, parques e percursos pedestres. Nesta altura da primavera os campos mudam de cor, o que se torna uma paisagem maravilhosa, então podem observar-se grandes extensões de campos de tons amarelos, outros verdes e também grandes áreas em tons lilás.
Voltando ao Daventry Community Garden, este projecto destina-se a manter ocupadas pessoas com problemas mentais e ansiedade. 
As imagens referem-se ao evento THE SPRING OPEN DAY, por sinal não partecipei mas passei perto do local. 
As imagens não mostram na totalidade a beleza deste jardim comunitário, porque além de flores de todas as cores estão espalhadas por toda a área árvores de flores brancas, de flores cor de rosa e de tons vermelhos escuros. Está um jardim muito mas muito bem cuidado.  
Por cá as pessoas têm um cuidado e respeito muito especial com a flora e também com a fauna. Chegam ao ponto de colocar no topo das árvores pequenas casinhas em madeira com comida para os pássaros, já podem imaginar. E é por haver este cuidado/respeito que tudo ou quase tudo se harmoniza na perfeição e se reflete também na própria educação. Isto não quer dizer que é tudo 5 estrelas, porque também há bom e mau, refiro-me a regra geral. 

Por cá há uma preocupação de manter as pessoas ocupadas para não terem problemas de saúde, mas ao mesmo tempo para que esta preocupação tenha um resultado positivo a nível de boa disposição nas pessoas em geral. Poucas são aquelas que têm um ar triste. As pessoas desde que tenham alguma actividade esquecem os problemas e evitam falar em doenças. 



Há actividades para todos os gostos desde o ginásio, percursos pedestres (existem muitos e vale a pena porque as paisagens são bonitas), o voluntariado em imensas áreas, a horticultura e jardinagem, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário