quarta-feira, 31 de março de 2010
"Páscoa"
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.Depois de morrer o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até ressuscitar. É a data mais importante para todos os cristãos.
Muitos costumes ligados ao periodo pascal tiveram origem nos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração Pessach ou Passover, a Páscoa judaica.
Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao referirem-se a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus torna-se presente (Mt 14,17).
Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.
A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.
Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos.
Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.
O círio pascal representa a luz de Cristo, como o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega o fim.
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.
domingo, 28 de março de 2010
" 25ª Peregrinação a Fátima a pé"
A 25ª Peregrinação a Fátima, destina-se a comemorar os 25 anos de caminhadas em oração organizadas por professores, alunos e antigos alunos, de Moral e Religião da Escola Secundária de Peniche
Este ano decidiram juntar alunos e antigos alunos da disciplina numa só peregrinação, sendo que em anos anteriores estas eram feitas intercaladamente.
Ainda não se sabe exactamente qual o número de peregrinos que integram esta caminhada, apenas tenho conhecimento que as pré-inscrições ultrapassaram os 500.
A partida está prevista ser dia 6 de Abril de 2010 ás 03.30h da manhã e chegada ao Santuário de Fátima a 7 de Abril pelas 18.45h.
Bem hajam!
segunda-feira, 22 de março de 2010
Concerto de Igudesman & Joo
Há quem pense que a música clássica é triste, enfadonha, enfim, como os jovens costumam dizer" é uma seca", aqui vos apresento uma prova do contrário.
domingo, 21 de março de 2010
Em tempo de "Quaresma"
Cada país tem a sua maneira de "viver" a Quaresma, li esta notícia e achei muito curiosa.
Barbeiros contra a "Paixão de Cristo"
Uma tradição a caminho dos 500 anos na Alemanha. Uma pequena aldeia da Baviera ameaçada por um surto de peste em 1633 prometeu encenar a paixão do Cristo no início de cada década, caso fosse poupada à epidemia. Desde então, obedecendo a rigoroso conjunto de regras, Oberammergau recria o mistério da morte e ressurreição do nazareno.
(Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio)
Prémios Guilherme de Corni
O Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia realizou no mês passado(Fevereiro)a tradicional entrega do Prémio Guilherme de Corni. A cerimónia premeia os melhores alunos do 5º ao 9º ano do agrupamento e tem como um dos pontos altos,a recriação histórica do período medieval de Atouguia da Baleia. No total, 15 alunos receberam o prémio, este decorre de uma parceria da Escola EB 2,3 de Atouguia da Baleia com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche e visa incentivar, reconhecer e premiar as atitudes positivas evidenciadas e o aproveitamento das capacidades dos alunos, baseadas em resultados escolares de nível excelente, participação em actividades curriculares e extra-curriculares de qualidade e atitudes exemplares e socialmente reconhecidas. Os três melhores alunos de cada ano de escolaridade que tenham sido premiados recebem um prémio monetário, através da abertura de uma conta poupança na Caixa de Crédito Agrícola. A sessão de entrega dos prémios foi o ponto mais alto de uma cerimónia que envolve ainda um desfile entre a EB 2,3 de Atouguia da Baleia via Rua Direita, com trajes medievais. O cortejo, que ocorre ao final do dia, contou também com a presença do Presidente da Câmara, António José Correia, e da Junta de Freguesia de Atouguia da , António Salvador, devidamente trajados com vestes da época: o presidente da Câmara fez o papel de Vasco peres, alcaide e almoxarife de Atouguia.Após o desfile foi feita uma recriação histórica da época. (Fonte: Correio de Peniche)
Guilherme de Corni, cruzado franco, a quem D. Afonso Henriques concedeu o Foral de Touguia(actual Atouguia da Baleia), em 1158, por ter servido este monarca na tomada de Lisboa.
Guilherme de Corni, cruzado franco, a quem D. Afonso Henriques concedeu o Foral de Touguia(actual Atouguia da Baleia), em 1158, por ter servido este monarca na tomada de Lisboa.
sexta-feira, 19 de março de 2010
"Há dias assim" de FILIPA AZEVEDO
Sábado 22de Março de 2010, pelas 22 horas
Representante da Canção Portuguesa, no Eurofestival,
Filipa Azevedo, em Peniche no BOLA 8.
Dia do Pai - 19 de Março
O Dia do Pai, teve origem na antiga Babilónia, quando um jovem, Elmesu moldou em argila o primeiro cartão no qual desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Foi criado efectivamente em 1909 nos EUA por Sonora Luise, com objectivo de homenagear e demonstrar a admiração que sentia por seu pai. Desde então a data tem sido comemorada em todo o mundo, mas a data é ‘móvel’ quer dizer, em cada país pode ser comemorada em dias diferentes. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, em outros países como África do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.
Foi criado efectivamente em 1909 nos EUA por Sonora Luise, com objectivo de homenagear e demonstrar a admiração que sentia por seu pai. Desde então a data tem sido comemorada em todo o mundo, mas a data é ‘móvel’ quer dizer, em cada país pode ser comemorada em dias diferentes. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, em outros países como África do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.
quinta-feira, 18 de março de 2010
"Pensamentos do dia"
As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.
Os problemas do nosso país são essencialmente agrícolas:
excesso de nabos; falta de tomates.
O trabalho fascina-me tanto que às vezes, fico parada a olhar para ele.
O Casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre certa e a outra é o marido.
A mulher está sempre ao lado do homem, para o que der e vier; já o homem, está sempre ao lado da mulher que vier e der.
Se fores chata as tuas amigas, perdoam;
Se fores agressiva as tuas amigas, perdoam;
Se fores egoísta as tuas amigas, perdoam;
Agora experimenta ser magra e linda!
Tás feita.
A falta de sexo provoca amnésia e outras coisas que agora não me lembro...
A diferença entre Portugal e a República Checa é que esta tem o governo em Praga e Portugal tem a praga no governo.
Não procures o príncipe encantado. Procura, antes, o lobo mau: ouve-te melhor; vê-te melhor e ainda te come.
O cérebro é um órgão maravilhoso. Começa a trabalhar logo que acordamos e só pára quando chegamos ao serviço.
O teu computador é como uma carroça: tem sempre um burro à frente!!!
As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis.
Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.
Qual a diferença entre uma dissolução e uma solução?
Uma dissolução seria meter um político num tanque de ácido para que se dissolva.
Uma solução seria metê-los a todos.
Chocolate não engorda, quem engorda é você.
terça-feira, 16 de março de 2010
A poesia anda por aí...
Para os apreciadores, é de não perder a oportunidade de assistir a uma noite dedicada à poesia, no próximo dia 20 de Março, na Capela de Santa Bárbara, situada no interior da Fortaleza de Peniche.
É uma oportunidade única, ao mesmo tempo, tem a oportunidade de conhecer e apreciar este monumento religioso, com características muito especiais.
É uma oportunidade única, ao mesmo tempo, tem a oportunidade de conhecer e apreciar este monumento religioso, com características muito especiais.
segunda-feira, 15 de março de 2010
DENGAZ Ao Vivo - FNAC - Vasco da Gama
No passado dia 13 de Março, em passeio pela Fnac no Vasco da Gama, fui apanhada de surpresa,
pelo lançamento do 1º Album do DENGAZ, por sinal não o conhecia, mas gostei do que ouvi.
É especialista no ritmo de rap, reggae e hiphop. Vale a pena.
Após a apresentação, tive oportunidade de conversar com o vocalista.
O qual deixou-me o contacto, para o caso de alguém se interessar: Leandro Ramos -Telm. 969001903.
sábado, 13 de março de 2010
Futurália - FIL
Hoje terminou mais uma edição da Futurália, chamo feira de universidades e escolas de formação profissional. Nunca me canso de visitar este tipo de feiras.
Praticamente todas as universidades e escolas de formação profissional, do nosso país, estavam lá representadas; assim como representações universitárias de outros países, nomeadamente a Espanha, França, Inglaterra e EUA.
Não há dúvida, que os jovens de hoje, têm um leque maior de oportunidades, assim o desejem.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Capela de Santa Barbara
Uma das capelas mais bonitas do concelho de Peniche, poucos têm conhecimento da sua existência, por se encontrar no interior da Fortaleza, e mesmo assim , na maioria das vezes, quem pretender visitá-la tem que entrar no Museu.
"O frontispício de uma simplicidade invulgar, sem arrebites pretenciosos, apresenta-se como uma simples parede de muralha, contrastando com a beleza arquitectónica e decorativa do seu interior. Poucas ou nenhumas são as referências à Capela no projecto da construção da Fortaleza de Peniche e até ao Palácio do Governador, no que respeita às memórias descritivas das suas obras. De qualquer modo não duvidamos que sempre existiu um espaço onde os seus militares encontrassem o seu conforto espiritual, nas horas de maior aflição, perante as atribuições que lhes estavam confiadas. O seu primeiro Orago: "São Francisco de Assis". Em mapas antigos, a Fortaleza de Peniche aparece referenciada como "Fortaleza de São Francisco", talvez pelo apreço que o Conde de Atouguia D. Luis de Ataíde e seus sucessores tinham pela instituição religiosa criada por São Francisco. É de recordar a fundação do Convento do Bom Jesus de Peniche e que, a seu pedido, ali foram depositados os seus restos mortais, bem como a colaboração dada ao Convento de S. Bernardino e outras benfeitorias ao longo do condado daquela distinta família. Mas foi a partir de 1773, com a grande colaboração dos dinheiros da "Renda da Imposição", que se destinava em parte ao bom funcionamento do Município,que se procedeu à grande remodelação da Capela na Fortaleza que chegou até aos nossos dias. Trata-se de um pequeno templo, com dimensões razoáveis, com Altar Mor muito ao estilo Joanino(D. João V).
Tem ao centro, em lugar de destaque o seu novo Orago, dentro de um baldaquino envidraçado, SANTA BÁRBARA, Protectora da guarnição da praça - evocada contra a trovoada, particularmente contra os raios e, por extensão, contra os azares das armas de fogo. Ao fundo dois palanques, em pisos separados, sendo o primeiro piso destinado aos oficiais das diversas patentes militares e o segundo ao Governador da Praça, com acesso à sua residência (Palácio do Governador). Foi este espaço sagrado testemunho das mais diversas ocorrências em abono da religião cristã. Era nesta Capela, perante o altar de Deus que os membros da guarnição militar das patentes mais diversas, sempre que ascendiam ao posto militar imediato, eram colocadas as suas insígnias pelo superior acima do agraciado." Fonte: A Voz do Mar
"O frontispício de uma simplicidade invulgar, sem arrebites pretenciosos, apresenta-se como uma simples parede de muralha, contrastando com a beleza arquitectónica e decorativa do seu interior. Poucas ou nenhumas são as referências à Capela no projecto da construção da Fortaleza de Peniche e até ao Palácio do Governador, no que respeita às memórias descritivas das suas obras. De qualquer modo não duvidamos que sempre existiu um espaço onde os seus militares encontrassem o seu conforto espiritual, nas horas de maior aflição, perante as atribuições que lhes estavam confiadas. O seu primeiro Orago: "São Francisco de Assis". Em mapas antigos, a Fortaleza de Peniche aparece referenciada como "Fortaleza de São Francisco", talvez pelo apreço que o Conde de Atouguia D. Luis de Ataíde e seus sucessores tinham pela instituição religiosa criada por São Francisco. É de recordar a fundação do Convento do Bom Jesus de Peniche e que, a seu pedido, ali foram depositados os seus restos mortais, bem como a colaboração dada ao Convento de S. Bernardino e outras benfeitorias ao longo do condado daquela distinta família. Mas foi a partir de 1773, com a grande colaboração dos dinheiros da "Renda da Imposição", que se destinava em parte ao bom funcionamento do Município,que se procedeu à grande remodelação da Capela na Fortaleza que chegou até aos nossos dias. Trata-se de um pequeno templo, com dimensões razoáveis, com Altar Mor muito ao estilo Joanino(D. João V).
Tem ao centro, em lugar de destaque o seu novo Orago, dentro de um baldaquino envidraçado, SANTA BÁRBARA, Protectora da guarnição da praça - evocada contra a trovoada, particularmente contra os raios e, por extensão, contra os azares das armas de fogo. Ao fundo dois palanques, em pisos separados, sendo o primeiro piso destinado aos oficiais das diversas patentes militares e o segundo ao Governador da Praça, com acesso à sua residência (Palácio do Governador). Foi este espaço sagrado testemunho das mais diversas ocorrências em abono da religião cristã. Era nesta Capela, perante o altar de Deus que os membros da guarnição militar das patentes mais diversas, sempre que ascendiam ao posto militar imediato, eram colocadas as suas insígnias pelo superior acima do agraciado." Fonte: A Voz do Mar
terça-feira, 9 de março de 2010
Raul Solnado - Grande Homem do teatro
Grande homenagem a Raul Solnado, organizada pela Câmara Municipal de Peniche, dia 15 de Março de 2010.
Pelas 17 horas, junto à Estrada Marginal Norte, em Peniche, realização da cerimónia de atribuição do nome de rua a Raul Solnado.
Às 21horas no Edifício Cultural, conversas soltas sobre Raul Solnado, moderador Victor de Sousa, com a presença de familiares e amigos.
Abertura da exposição "Raul Solnado podió chamá-lo", inclui rábola sobre Raul Solnado, protagonizada por José Raposo.
Pelas 17 horas, junto à Estrada Marginal Norte, em Peniche, realização da cerimónia de atribuição do nome de rua a Raul Solnado.
Às 21horas no Edifício Cultural, conversas soltas sobre Raul Solnado, moderador Victor de Sousa, com a presença de familiares e amigos.
Abertura da exposição "Raul Solnado podió chamá-lo", inclui rábola sobre Raul Solnado, protagonizada por José Raposo.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Noite de Fados Solidária
No próximo dia 14 de Março, pelas 21.30h, vai realizar-se um espectáculo de fados, no anfiteatro do Stella Maris, em Peniche.
O valor de cada entrada é de 5€, e reverte a favor da Madeira.
Neste espectáculo, vão participar os seguintes fadistas amadores: Carlota Fortes, Cristina Luz, Francisco Jorge, Joaquim Filipe, José A. Parracho e Rosa Avelar
domingo, 7 de março de 2010
O Prazer de ser "MULHER"
"MULHER", o ser mais completo do Universo.
1.Somos o sexo mais bonito.
2. Uma boa maquilhagem disfarça qualquer imperfeição.
3. Existem diversas roupas que modelam o corpo.
4. Podemos usar de muita criatividade no vestuário
5. Não precisamos usar gravata.
6. Não somos obrigadas a usar sempre fato e gravata, ou smoking, em festas.
7. Disfarçamos melhor as orelhas grandes.
8. Se resolvemos exercer profissões predominantemente masculinas, somos "pioneiras". Se um homem resolver exercer uma profissão tipicamente feminina é gay.
9. Podemos faltar o trabalho por motivo de menstruação.
10. Somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo.
11. Sempre sabemos onde estão as meias.
12. Mulher de embaixador é embaixatriz.
13. Marido de embaixatriz não é nada.
14. Mulher de presidente é primeira- dama.
15. Marido de mulher presidente é um zero à esquerda.
16. Podemos ficar excitadas sem que ninguém perceba.
17. Uma greve de sexo consegue qualquer coisa.
18. Se somos traídas, somos vítimas; se traímos, eles são cornudos.
19. Temos orgasmos múltiplos.
20. Podemos fazer sexo quantas vezes quisermos por dia.
21. Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias.
22. Sentimos o bebé a mexer.
23. Amamentamos.
24. As crianças sempre dizem mãe primeiro.
25. Sempre sabemos que o filho é nosso.
26. No noivado, somos nós que ganhamos o anel.
27. Alguém já ouviu falar de muso inspirador?
28. A programação da TV é 90% voltada para nós.
29. A telenovela sempre tem um final adequado à nossa preferência. O futebol, nem sempre.
30. Não ficamos carecas.
31. Não pagamos a conta. No máximo, dividimos.
32. Vivemos mais.
33. Somos mais resistentes à dor e às infecções.
34. Temos menos problemas cardíacos.
35. Podemos dormir com uma amiga sem sermos chamadas de lésbicas.
36. Se somos assaltadas junto com o namorado não temos que lutar em sua defesa.
37. Somos os primeiros reféns a serem libertados.
38. Temos prioridade em botes salva-vidas.
39. Todos os homens já levaram de uma mulher (nem que esta tenha sido a mãe).
40. Temos um dia internacional.
sábado, 6 de março de 2010
Semana Tanto Mar
Um programa que visa despertar as novas gerações, para a importância estratégica do mar, vai ser apresentado no próximo dia 8 de Março(2ªfeira), pelas 12.30h, na Escola Superior de Tecnologia do Mar.
Nessa ocasião, será apresentado um concurso a nível nacional, para alunos do secundário, com a construção de portfólios digitais sobre o Mar em www.forum.pt, sendo seleccionados os melhores 50 projectos para uma semana Tanto Mar de 1 a 7 de Setembro, em Peniche, com um programa lúdico-pedagógico muito estimulante.
Na organização deste programa fazem parte as seguintes parcerias: Forum Estudante/Câmara Municipal de Peniche e Escola Superior de Tecnologia do Mar(Instituto Politécnico de Leiria).
Para mais informações, contactar:Nessa ocasião, será apresentado um concurso a nível nacional, para alunos do secundário, com a construção de portfólios digitais sobre o Mar em www.forum.pt, sendo seleccionados os melhores 50 projectos para uma semana Tanto Mar de 1 a 7 de Setembro, em Peniche, com um programa lúdico-pedagógico muito estimulante.
Na organização deste programa fazem parte as seguintes parcerias: Forum Estudante/Câmara Municipal de Peniche e Escola Superior de Tecnologia do Mar(Instituto Politécnico de Leiria).
sexta-feira, 5 de março de 2010
Onda gigante abate-se sobre "Louis Majesty"
No passado dia 3 de Março, houve a oportunidade de apreciar a força do mar no seu expoente máximo, digno de ser visto, mas ao mesmo tempo aterrador, para quem está habituado já nem faz diferença.
Mesmo assim, houve quem se aproximasse da muralha e do Baluarte Redondo, para alcançar algumas fotos e levasse com a espuma das ondas em cima. Na área da Fortaleza e no seu interior, podia-se observar muito melhor.
No entanto, esta força do mar não deixa de ser preocupante, segundo noticias do DN, na passada quarta -feira, três ondas gigantes com mais de 8 metros abateram-se sobre a proa do navio de cruzeiro Louis Majesty, quando este se encontrava no largo da Catalunha, no Mar Mediterrâneo.
Provocando destruição: quebrando os vidros do salão junto à proa, causando dois mortos e 14 feridos, dois em estado grave.
O acidente foi inesperado, como são inesperados estes fenómenos. Sobretudo no Mediterrâneo, onde este tipo de ondas gigantes são raras, como confirmou ao DN o geólogo Jorge Dinis, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. (Fonte DN)
quinta-feira, 4 de março de 2010
Mestrados de Turismo na ESTM de Peniche
No passado dia 1 de Março de 2010, realizou-se a apresentação dos Mestrados de Turismo, no anfiteatro da ESTM; Gestão e Sustentabilidade no Turismo, Marketing e Promoção Turística.
Após a apresentação seguiram-se as aulas, numa das aulas o coordenador do mestrado Marketing e Promoção Turística, perguntou aos presentes porquê a escolha do Marketing.
A resposta foi praticamente unânime " Porque Portugal tem muito valor que pode ser aproveitado, e não é".
É esta a nossa realidade, actualmente, o Turismo é o nosso principal/ único rendimento; as pescas estão a perder-se, a agricultura é uma pena, o comércio só nos Centros Comerciais funciona, a indústria também está um caos; o que nos resta é o Turismo.
Existem pessoas com formação, porque não meter mãos à obra?
quarta-feira, 3 de março de 2010
As rendas de bilros vão à escola
O Município de Peniche irá promover, durante o mês de Março, a iniciativa “As rendas de bilros vão à escola”, em todas as escolas do 1º ciclo do Concelho de Peniche.
Fará parte deste evento,a hora do conto, com base na exploração do conto "Uma simples história" de Joaquim Meireles. Irá decorrer nos dias 11,12,15,16,17,18 e 22 de Março de 2010, nas escolas do 1º Ciclo do Concelho de Peniche e no Auditório do Edifício Cultural da CMP.
No dia 24 de Março, estarão expostos todos os trabalhos realizados pelos alunos em todas as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Peniche.
terça-feira, 2 de março de 2010
Ainda sobre a Educação - Medina Carreira sem papas na língua
Há dias circulava na Internet uma notícia sobre um atleta olímpico que andou numa "nova oportunidade" uns meses, fez o 12ºano e agora vai seguir Medicina...
Quer dizer, o homem andava aí distraído, disseram «meta-se nas novas oportunidades» e agora entra em Medicina...
Bem, quando ele acabar o curso já eu não devo cá andar felizmente, mas quem vai apanhar esse atleta olímpico com este tipo de preparação...
Quer dizer, isto é tudo uma trafulhice..."
É preciso que alguém diga aos portugueses o caminho que este país está a levar.
Um país que empobrece, que se torna cada vez mais desigual, em que as desigualdades não têm fundamento, a maior parte delas são desigualdades ilegítimas para não dizer mais, numa sociedade onde uns empobrecem sem justificação e outros se tornam multi-milionários sem justificação, é um caldo de cultura que pode acabar muito mal. Eu receio mesmo que acabe.
Quando sobe a linha de desenvolvimento da União Europeia sobe a linha de Portugal. Por conseguinte quando os Governos dizem que estão a fazer coisas e que a economia está a responder, é mentira! Portanto, nós na conjuntura de médio prazo e curto prazo não fazemos coisa nenhuma. Os governos não fazem nada que seja útil ou que seja excessivamente útil. É só conversa e portanto, não acreditem...
Subscrever:
Mensagens (Atom)