quarta-feira, 31 de março de 2010

"Páscoa"


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.Depois de morrer o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até ressuscitar. É a data mais importante para todos os cristãos.
Muitos costumes ligados ao periodo pascal tiveram origem nos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração Pessach ou Passover, a Páscoa judaica.


Peixe é um dos símbolos mais antigos dos primeiros cristãos, ao referirem-se a Jesus Ressuscitado. Na época das primeiras perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador: ICTYS: Jesus Christus Teós Yiós Soter. Assim, nas casas, nas roupas, nas conversas e nos túmulos, a figura e a palavra peixe passaram a ocupar um lugar de destaque. Na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus torna-se presente (Mt 14,17).

Podemos dizer que a semana da Páscoa começa com o Domingo de Ramos.
A festa dos ramos relembra o dia em que Jesus entrou festivamente em Jerusalém, pouco antes de sua morte.
Durante a Semana Santa, a Quinta-feira é um dia muito importante, no qual se realiza uma celebração bastante significativa. Nesse dia, relembra-se a última ceia de Cristo com seus discípulos, ocasião em que Jesus instituiu a Eucaristia, isto é, o pão e o vinho passaram a simbolizar seu corpo e seu sangue.
Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos.
Círio é uma vela grande e grossa, que se acende todos os anos pela primeira vez, no Sábado da Vigília pascal.

O círio pascal representa a luz de Cristo, como o próprio Jesus disse: " Eu sou a luz do mundo! " No círio há duas letras gregas – o alfa e o ômega - , respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ômega o fim.
Na grande vela há ainda a indicação dos quatro algarismos do ano que está em curso, simbolizando a presença viva de Jesus junto a todos os povos do mundo, com união de fé e de esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário