terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dia Internacional da Juventude 2014



Hoje, 12 de Agosto de 2014, celebra-se o Dia Internacional da Juventude. 


Portugal actualmente enfrenta resultados preocupantes, de 2001 a 2011 pela primeira vez registou-se uma diminuição da população jovem em todos os grupos etários.

A população jovem está "envelhecida" e mais uma vez, confirma-se a redução contínuada de nascimentos em território nacional.


A emigração também tem afastado os jovens do país. Em 2012, contabilizava-se 26 mil jovens emigrantes permanentes (50% do total) e 27 mil temporários (39%).
Entre 2011 e 2013, cerca de 55% dos jovens entre os 15 e os 29 anos estavam no mercado de trabalho (40,6% empregados e 14,4% desempregados). 

A taxa de desemprego era de 26,3%, quase o dobro da taxa de desemprego total.

Com níveis de ensino e qualificações mais
altas, os jovens portugueses enfrentam sérias dificuldades em encontrar emprego, o que adia a decisão de constituir família e sair de casa dos pais.
Em 2011, 68,3% dos jovens vivia com pelo menos um dos pais e 21,5% tinha constituído família. De notar, que auferem rendimentos do trabalho inferiores à média nacional e essa diferença tem-se acentuado. 
É urgente que o governo reforme e crie novas legislações e insentive os jovéns a regressar ao seu país de origem, com insentivos de criação do seu próprio trabalho ao mesmo tempo gerando novos postos de emprego.  
Grande parte dos emigrantes anseiam
por regressar a Portugal, mas se o governo não mudar o sistema económico (acabando por exemplo com o excesso de contribuições, impostos, taxas, etc) Portugal arrisca-se daqui a uns anos, com idosos sem nascimentos e população activa fora do país, a ficar apenas com casas vazias e abandonadas. 
É assim que entra dinheiro nos cofres do Estado??? 
Fontehttp://economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário