segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mobilidade para todos??


Como muitos outros também partilho das noticias e fotos do sr. Carlos Tiago, há dias recebi uma noticia sobre a Mobilidade para todos e não pude evitar alguns comentários.  

Concordo plenamente com o sr. Carlos, infelizmente muitas coisas são começadas e não terminadas na nossa terra e não só, e este projecto da mobilidade foi mais um que ficou  a meio. 

Onde estou geralmente o que é estipulado é concretizado, e todos os assuntos relativos  a idosos, crianças, pessoas com deficiência motora ou outra, têm sempre prioridade e são tratadas com o maior carinho e respeito. Para se ter uma ideia tive o cuidado de preparar algumas fotos para colocar aqui no blog...

  

Nesta foto estão assinalados com circulos brancos os passeios preparados para pessoas com dificuldade motora. Estes são alguns exemplos porque todas as estradas estão preparadas desta forma, e não só no começo e fim da rua, mas de X em X metros. 
Inclusivé todas as entradas para estabelecimentos públicos ou casas particulares, cujos habitantes, familiares ou amigos sejam deficientes, estão preparadas para esta situação. 
Este meio de transporte é muito comum por aqui, na maioria é usado por idosos mas também por pessoas mais novas que sofreram algum tipo de acidente ou que têm algum problema de saúde que lhes dificulte a mobilidade. É um veículo é silencioso,anda com velocidade reduzida e geralmente movimenta-se nos passeios e não na estrada, daí que os passeios necessitem estar preparados para este fim. 

Mesmo assim preparados, também acontecem acidentes, há uns meses atrás presenciei um acidente no qual, o portador do veículo era um senhor perto dos 60 anos com 120/130 kg ou mais, ao sair do passeio para atravessar a estrada meteu a roda na parte do passeio que não estava preparada para esta situação, então caiu ele e o veiculo. Para o levantar foi uma chatice por ser pesado, acabou por se levantar devagarinho e sozinho, eu e outro senhor levantámos o veiculo para ele voltar a utilizar. Depois de ter recuperado do susto lá seguiu viagem muito agradecido pela nossa ajuda. 

Este veículo não só anda na rua como nos estabelecimentos públicos, nomeadamente os hipermercados. É muito frequente verem-se pessoas nas compras; é claro que as prateleiras têm que estar distantes umas das outras o suficiente, para poderem passar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário