domingo, 23 de maio de 2010

Conferência "Memórias" na Fortaleza de Peniche



Hoje 23 de Maio, pelas 18.30h realizou-se a primeira de um ciclo de conferências que vai haver na Fortaleza de Peniche.
Esta conferência teve como convidados especiais o Professor Borges Coelho e o Arquitecto Sisa Vieira.
O tema deste evento foi muito interessante, por se tratar da Fortaleza como património histórico e da sua adaptação à hotelaria.
Apesar da idade avançada de Borges Coelho apresentava uma lucidez incrível, as suas intervenções referiram-se ao espaço enquanto monumento da resistência anti-fascista, salientando que este espaço também tem condições para uma biblioteca e um arquivo de investigação relacionados com o tema.

De seguida o arquitecto Siza Vieira explicou que, quando da entrada do Grupo Pestana na administração na rede de Pousadas de Portugal, com a privatização da Enatur, em 2003, foi afastado do trabalho por discordar da intenção de criar uma pousada com mais do dobro dos 30 quartos que previa o projecto de arquitectura que elaborou para o espaço.
Álvaro Siza Vieira disse ainda que um hotel "não é solução" para reabilitar o património da Fortaleza de Peniche, tendo em conta as "dúvidas" que tem sobre a compatibilização do projecto com a necessidade de preservar a memória histórica do espaço, que serviu como antiga prisão política.

Talvez a construção de um empreendimento hoteleiro não seja a melhor solução, mas que é urgente fazer obras de restauro, isso é uma realidade.

3 comentários:

  1. E o vento ? eles falaram do vento não falaram?
    O vento mudou, ou mudaram-se as vontades.
    Foi pena que, só no final da sessão é que tenham sido levantadas as verdadeiras questões. Mas os políticos (os 2 penicheiros) sabem muito...

    ResponderEliminar
  2. Parece,que nos resta só o "vento". A "esperança", até esta está a esfumar-se.
    Fala-se, fala-se... e não se passa disso.
    "São meras palavras ditas pelo vento...", acho que já ouvi em qualquer lugar.

    ResponderEliminar
  3. As palavras proferidas pelo professor Borges Coelho atingem na consciência aqueles que fazem questão em querer parar os ventos da História.
    Pelo seu percurso de vida, pela sua integridade invulgar e pela sua grandeza de carácter, obrigado Professor.

    ResponderEliminar