sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Coral Stella Maris de Peniche




Coral Stella Maris de Peniche, formado a 11 de Abril de 1977, pelo já falecido maestro Francisco Curto, até hoje já passaram pelo coro, alguns maestros, sr. Abilio Ferreira,a Paula, a Maria de Jesus Saramago, e actualmente o coro é dirigido pelo maestro João Sebastião, de Geraldes.
O Coro tem um vasto reportório, desde cânticos litúrgicos, espirituais negros, música sacra, música clássica, música popular portuguesa, espanhola, francesa, inglesa, brasileira,etc.
Pode-se dizer que há música para todos os gostos. Actualmente o grupo tem apenas 16 elementos: 4 tenores, 3 baixos, 6 sopranos e 3 contraltos.
Apesar do número ser pequeno, a qualidade é boa, tendo em conta que poucos têm conhecimentos de música.
Não sendo um coro litúrgico, teve desde então, inúmeras participações litúrgicas, das quais destacamos missas na RTP e RTP Internacional, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e em Peniche particularmente no Natal, Páscoa, Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e casamentos.

Destaca-se ainda a participação em inúmeros encontros de coros em Lisboa, Porto, Lourinhã, Vila Nova de Ourém, Leiria, Coimbra, Gouveia, Caldas da Rainha, Bombarral, Entroncamento, Viseu, Seia, Portalegre, Santarém, Peniche e em tantas outras localidades do país.
Efectuou diversos concertos acompanhado por diversas bandas, nomeadamente a Banda da Armada por duas vezes e a Banda da Lourinhã, com as quais interpretou a peça de Aleluia de Haendel, e a Banda Filarmónica a Serrana, entre outras.
Destaca-se também o concerto efectuado com o Coral francês "La Pastourelle" e um concerto em Santa Cruz das Flores - Graciosa - Açôres, integrado nas comemorações do aniversário do grupo anfitrião.
Para além de outros promove anualmente em Peniche concertos com música alusiva, por ocasião
do Natal, Páscoa e aniversário do coro.

É um valor cultural e promocional para Peniche, que deve ser preservado, deve-se há persistência de alguns coralistas; há paróquia pela disponibilidade das instalações para os ensaios, e à Câmara Municipal de Peniche pelo apoio monetário e não só, de há uns anos para cá.
Muitos podem pensar que para entrar no Coral, é necessário saber música e ser católico; mas não é bem assim. Qualquer pessoa que queira entrar, basta ter gosto pelo canto.

2 comentários:

  1. Olá! Tive o prazer de conhecer o pessoal do coral, bem como a Ana Isabel Ernesto, e adorei ouvi-los. Pareceram-me também pessoas "porreiras" na recepçao aos amigos aquando dos convívios. Felicidades ao grupo!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,
    se gosta deste género de música continue a ouvir-nos; só o público nos pode dar alento para continuarmos a elevar o nível musical do Grupo.
    Cumprimentos
    Ana Isabel

    ResponderEliminar