terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Museu do Mar



Ao folhear o Diário de Noticias do dia 11 de Janeiro de 2010, deparei com uma noticia interessante na página 7, escrita pelo jornalista Leonídio Paulo Ferreira; sobre o Museu Marítimo Internacional de Hamburgo, neste museu prestam homenagem aos maiores navegadores da história e três deles são portugueses: Bartolomeu Dias, que transformou o cabo das Tormentas em Boa Esperança, Vasco da Gama, o primeiro europeu a chegar por mar à Índia, e Fernão Magalhães, o pioneiro da circum-navegação.
O patrono deste novo museu é Peter Tamm, de 80 anos, ex-presidente do conglomerado Axel Springer. Com o passar do tempo, Tamm acumulou 36 mil miniaturas de navios, 5mil pinturas, gravuras e mapas, 500mil fotos, 120mil livros, instrumentos de astronavegação e outros objectos originais, como cardápios de bordo, decorações, uniformes e inclusive um submarino para duas pessoas e cartas do almirante inglês Horatio Nelson. Para guardar todo este acervo, teve que alugar um antigo hotel.
Segundo consta, está previsto estruturar um Museu dedicado ao mar, cá em Peniche. Aqui fica uma fonte de inspiração para o mesmo.
Para os mais curiosos, aconselho a visitarem o site htt://dw-world.de/dw/arlicle.

Sem comentários:

Enviar um comentário