terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Educação dos jovens de hoje

Ontem fui a uma reunião de pais e professores, todos os professores de uma determinada turma, lá estavam, assim como os respectivos pais, a reunião demorou perto de duas horas e meia.
Esta reunião surgiu, com o objectivo de se resolver uma situação de desinteresse existente em todos os alunos desta turma, a falta de objectivos, a falta de aproveitamento, etc.
Mais de metade da turma tem planos de recuperação, e mesmo assim não se vêem resultados.
O que fazer? Perguntavam os professores.
Será que vale a pena tanta preocupação? É certo, que nós pais só queremos o melhor para os filhos, mas que garantias futuras podemos dar?
Há uns anos atrás, podíamos dizer "Estuda para seres um homem/mulher e teres um bom emprego"; hoje o que podemos dizer? Se não há empregos.
Aqui fica um vídeo, que retrata na perfeição, toda a preocupação na educação de um filho.

2 comentários:

  1. Cara Isabel
    Penso que temos de manter a fé de que é possível transmitir valores e insentivar o interesse e preocupações sociais nos jovens nossos filhos. Assim saibamos captar a sua atenção.
    Hoje tudo é apresentado muito "light" e superficial e os jovens estão, de um modo geral, muito infantilizados. Eles hão-de crescer e acertar o passo.
    Assim nós não desistamos.
    Um abraço
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar
  2. É verdade. O que nos resta é a fé e também a esperança, de que conseguimos fazer dos nossos jovens filhos de hoje, os homens de amanhã
    porque as perspectivas futuras são pouco animadoras.Eu que o diga, porque o tenho sentido na pele. Por muito que se estude,muitas vezes sentimo-nos ignorantes uma vez que o mercado de trabalho está um caos,ao ponto de exigirem muitos conhecimentos para cargos com ordenados baixíssimos.
    É verdade que vejo a situação nada optimista, mas esta é a minha realidade e a de tantos outros. Cumprimentos

    ResponderEliminar