domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ponta do Trovão





No território respeitante a Peniche, encontram-se vários pontos de interesse para a Geologia, como a brecha vulcânica da Papoa, os afloramentos calcários do Baleal, as falésias da Consolação, os afloramentos graníticos da Berlenga, o planalto das Cesaredas e, as falésias da península de Peniche.
As falésias calcárias que bordejam toda a Península de Peniche, têm mais de 20 milhões de anos de evolução geológica do Jurássico inferior de Portugal.
Uma história registada nas rochas que remonta aos
primórdios do Jurássico (200 milhões de anos) e à "vida" mais recente do Planeta Azul, quando os dinossauros já povoavam as zonas continentais e a Península Ibérica ficava perto da porção setentrional do continente americano.
A variabilidade da sucessão calcária e as condições dos afloramentos constituem uma óptima base para a realização de actividades de campo nos domínios da Estratigrafia, Paleontologia, Sedimentologia, Análise de Bacias Sedimentares, Geomorfologia, Património Geológico e Geologia Ambiental. Fonte: Congresso Internacional de Turismo - Leiria e Oeste - 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário