quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Garum


Já se sabia que os romanos tinham passado por Peniche, mas não se sabia qual a finalidade, foi com a descoberta dos fornos de olaria, que se verificou que vinham para Peniche para pescar e conservar o peixe, que mais tarde enviavam para todo o império.

Das campanhas arqueológicas realizadas no sitio do Morraçal em Peniche, resultaram na descoberta de quatro fornos de olaria romanos, datados do Séc. I d.c. que produziram uma vasta variedade de peças cerâmicas, destacando-se o fabrico de ânforas.
Entre as descobertas, foi possível concluir que por volta do Séc. I d.c., um "industrial romano" de nome Lúcio Arvénio Rústico, produzia, na então ilha de Peniche, ânforas romanas para armazenamento de vinho e também pasta de peixe (garum).

Na entulheira da olaria, foi possível encontrar alguns fragmentos de ânforas e pesos de rede, ficando comprovado a importância que a pesca tinha em Peniche no tempo de Cristo, assim como a indústria conserveira de peixe em salmoura ou em pasta, de que era célebre o garum, fabricado com vísceras de diversos peixes que eram macerados em sal dentro de grandes tanques durante semanas e posteriormente secas em grandes panelões de cobre aquecidos ao fogo.
Os romanos tinham preferência pela sardinha, cavala e sarda. Era a produção de peixe em salga que detinha uma maior importância na economia conserveira romana de Peniche e que ainda hoje perdura, devido à qualidade do peixe que se pesca aqui na costa.

1 comentário:

  1. Só é pena que quem manda nessa terra continue a enfatizar o mediatismo da incultura, em detrimento das coisas da história do seu colectivo.

    ResponderEliminar