A paróquia de Peniche situada a pouco mais de 90 Km de Lisboa, é uma das paróquias do país com maior fervor católico nas escolas.
Todas as escolas têm a disciplina de Moral e Religião, mas a Escola Secundária é o local onde se concentra o maior grupo de fé cristã por se dedicar a várias actividades desta indúle durante todo o ano, como exemplo a peregrinação a Fátima a pé pelos alunos que envolve um grande número, as campanhas de Natal para ajudar os mais desfavorecidos e, a maior de todas penso que foi a ajuda na construção de uma escola em Bajob - Guiné Bissau, a festa de finalistas da secundária na Igreja de S.Pedro.
É claro que este fervor religioso reflete-se na comunidade piscatória de Peniche, dando continuidade a diversas actividades e a formação de variadissimos grupos.
Mas o meu objectivo é falar da Igreja de S.Pedro que foi construida em Peniche no final do séc. XVI, entre as igrejas existentes nesta cidade, esta igreja é a de maiores dimensões e a que mais serviços presta para a comunidade é também a que está mais próxima do centro da cidade.
O seu interior é de enorme riqueza, divide-se numa grande nave central e duas grandes naves laterais. Na nave central destacam-se a capela -mor, sob a invocação de São Pedro, e seu retábulo-mor em talha dourada barroca, assim como diversas pinturas do séc- XVIII retratando episódios da vida do santo, tais como Quo Vadis e a pesca milagrosa, da autoria de Pedro Peixoto. Nas últimas destacam-se os altares sob a invocação do Senhor do Bonfim, de Nossa Senhora da Boa Viagem e de São Pedro de Alcântara (oferta pelos espanhóis quando se deu o naufrágio da nau de São Pedro de Alcântara na costa de Peniche, como prova de agradecimento da ajuda prestada pela comunidade de Peniche), de talha dourada barroca.
Na sacristia é possível encontrar uma pintura barroca representado a Sagrada Família, datando do séc. XVII.
O batistério possui um revestimento figurativo de azulejos do século XVIII, em tons de azul e branco.
Como é de calcular esta igreja já sofreu várias remodelações, a última foi a escadaria da entrada principal.
Mas há alguns anos atrás que se andava a falar numas obras de maior dimensão, o teto, o soalho, o altar, as imagens, etc. Por ser uma construção antiga e por se situar junto ao mar, as paredes foram danificando-se com infiltrações de água, os altares também foram ficando com alguns problemas, quadros e imagens a mesma coisa. Estas obras foram sendo adiadas pelos elevados custos e também por ser preocupação a transferência dos serviços desta mesma igreja.
Para além da sua importância/valor patrimonial, arquitectónico, também tem grande valor sentimental para as gentes de Peniche. Devem ser poucos aqueles que não têm ou tiveram alguma ligação com esta igreja, ou seja, em situações como:
- Baptismo, casamento,
- Festa de finalistas da Escola Secundária, festa de finalistas da ESTM, festa de Escuteiros, festa dos Acólitos, festa de Bombeiros, festa da Universidade Sénior
- Noite do Fado
- Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
- Teatro o Nazareno, encontros de Coros, noite de Música Clássica, etc, etc.
O mês de Agosto é uma data muito importante para a cidade de Peniche, é neste mês que se realiza a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e é desta igreja que saiem as procissões do Mar (sábado á noite), a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem (domingo á tarde) e a procissão de S. Pedro Telmo (segunda de manhã).
Esta festa trás muitos turistas e emigrantes a Peniche e é por isso que o seu povo têm a maior urgência em terminar as obras da igreja.
A comunidade paroquial têm feito espectáculos de teatro, de música e organizaram um Festival de Sopas, têm sido incansáveis e de muita dedicação a esta obra, mas mesmo assim ainda faltam 220 000 euros o que é uma enorme dificuldade para atingir, uma vez que os habitantes desta cidade poucos rendimentos têm e os existentes sofreram cortes.
Neste momento estão a fazer uma campanha quaresmal, para quem poder, contribuir com 1€ até á Páscoa.
Tenho conhecimento que muitos, mas mesmo muitos que passaram por Peniche encontram-se espalhados por todo o mundo começando por Portugal, Angola, Macau, França, Suiça, Inglaterra, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Cabo Verde, São Tomé e Principe, Emirados Árabes, etc.
É por este meio que venho apelar a todos os meus amigos e conhecidos, que estejam em Portugal ou no estrangeiro , que colaborem com alguma contribuição, todos juntos poderão ajudar no avanço desta obra mesmo pouco que seja, é bem vindo.
Teto da Igreja de S.Pedro
Restauro da talha dourada
Interior da Igreja de S. Pedro
Imagem de S. Pedro
Aos interessados deixo-vos a informação da conta bancária para o caso de desejarem contribuir, é a seguinte:
Fab Igreja de S. Pedro
IBAN
PT50 - 0045 5220 4024 9509 7264 4
Em meu nome desde já, agradeço a vossa disponibilidade, os que ainda não visitaram Peniche aproveitem as próximas férias e verão que não vão arrepender-se, há muitos locais onde ficar, onde comer, onde divertirem-se, muitas praias (quando o tempo não está bom numa pode ir para outra), uma das vantagens em Peniche.
Muito Obrigado